Bem, ele pode ser ruim por diversos motivos, como a alta concentração de sódio e conservantes, mas não pelo aspartame.
Diga-se de passagem, agora em 2013 o EFSA, European Food Safety Authority, a "ANVISA" européia, publicou um artigo muito bom sobre o uso do aspartame e dosagem de segurança.
A avaliação da segurança de diversos aditivos deveriam ser realizadas somente em 2020. Mas, por pedido da comissão européia, essas reavaliações foram trazidas para 2013.
Nesta avaliação eles definem, sempre que possível, a máxima dosagem diária que um indivíduo pode consumir todos os dias de sua vida sem que traga risco à saúde. Essa quantidade é expressa em mg/kg corporal/dia.
Desde 2002 o EFSA tem mantido o aspartame sob observação, estudando artigos e opiniões de cientistas.
Em dezembro de 2013 o EFSA publicou sua avaliação de risco sobre o aspartame e conclui que o aspartame e seus sub-produtos são seguros para a população em geral, inclusive crianças e mulheres grávidas.
A dosagem máxima diária considerada segura é de 40 mg/kg corporal/dia. Ou seja, um adulto saudável de 85kg pode consumir, segundo o EFSA, 3400mg de aspartame diariamente durante toda sua vida que não haverá maiores problemas de saúde.
O estudo também conclui que essa dosagem diária não é válida para fenilcetonúricos, pois esses devem seguir uma dieta estritamente baixa em fenilalanina.
Ah, a pesquisa passou o ano inteiro de 2013 aberta a comentários do publico em geral sobre a versão rascunho do estudo.

Então, ainda tem medo de consumir aspartame?
Caso queira ler mais e se aprofundar no assunto, você pode acessar a página do EFSA que trata sobre o aspartame. O link pode ser encontrado aqui. No fim da página tem todos os artigos que explicam a segurança do aditivo.
Fonte: http://www.efsa.europa.eu/en/topics/topic/aspartame.htm

Nenhum comentário:
Postar um comentário